Tive o desprazer de participar do ENEM ainda quando este era um processo alternativo. Mesmo alcançando boa pontuação para as faculdades particulares (na época as públicas não eram integradas ao processo) não o utilizei por princípios.
Vendo a situação atual do processo como um todo e os transtornos que causa aos participantes, posso afirmar, o ENEM é uma caverna escura e sombria em tempos contemporâneos, algo inconcebível e inaceitável a um país que se autointitula a potência do futuro, a um Estado que diz pregar e providenciar a justiça social, a uma sociedade que reivindica a Educação como ferramenta básica ao desenvolvimento ou ainda minimamente civilizada.
Torço sinceramente que daqui alguns anos... futuras gerações, livres deste mecanismo, olhem para o atual modelo de ingresso ao Ensino Superior e só.... somente tenham uma crise de gargalhadas (risos que já acontecem atualmente); mas que estas gargalhadas não sejam mais acompanhadas de expressões de preocupação, incerteza, choro, frustração, como de agora, Mas tão somente, VEJAM O ENEM COMO A PIADA MAIS SEM GRAÇA DA PRÉ-HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; tomara que analisem o ENEM e tracem um grande aprendizado, que valorizem um presente direito de acesso livre ao Ensino Superior, com ensino básico e médio dignos de um país do século XXI, e não a um "estado pré-histórico".
Vejo que isso será fundamental, para que o país Emigre de um Estado de Barbárie e imigre ao presente, que providencie a sua população um futuro menos sombrio; QUE TENHAMOS UMA EDUCAÇÃO NA ORDEM DE TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!
O ENEM É ISSO, O VELHO E ULTRAPASSADO VESTIBULAR DE SEMPRE.... NO MAIS, SÓ "UGA-BUGA" DO GOVERNO E DAQUELES QUE LUCRAM COM O PREJUÍZO DA MAIORIA DA POPULAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário