domingo, 30 de dezembro de 2012

EM TERRA DE AMNÉSICOS, O MALANDRO É O REI E OS ROBERTOS SÃO OS CARAS!


Esta semana, em uma discussão cotidiana com uma amiga, fazendo um paralelo entre o cenário da música da década da década de 1970 e os últimos 10 anos, entramos em um impasse.... Acredito que Chico Buarque foi pro Brasil dos Anos 70 tão ou mais importante do que System of a Down pro ativismo da década de 2000. Assim como Roberto Carlos foi  um Michel Teló na década de 1970!

Chico Buarque e suas provocações a Ditadura militar e sobre a malandragem.... mas nunca será coroado rei dos malandros, este papel coube aquele que se curvou ao Regime militar e  pelo seu comodismo foi transformado no namoradinho do Brasil... Mas aí eu pergunto: É este o papel da música, do cinema, no teatro, da arte? Produzir pra conformar as pessoas? Bem, pra quem se beneficiou com Regime Militar, que digam os srs. Robertos.... Carlos, Marinho.... a resposta é sim. E em um país de memória curta, estes foram e são os caras!

sábado, 29 de dezembro de 2012

ENEM: A PIADA MAIS SEM GRAÇA DA PRÉ-HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO!




     Tive o desprazer de participar do ENEM ainda quando este era um processo alternativo. Mesmo alcançando boa pontuação para as faculdades particulares (na época as públicas não eram integradas ao processo) não o utilizei por princípios.
      Vendo a situação atual do processo como um todo e os transtornos que causa aos participantes, posso afirmar, o ENEM é uma caverna escura e sombria em tempos contemporâneos, algo inconcebível e inaceitável a um país que se autointitula a potência do futuro, a um Estado que diz pregar e providenciar a justiça social, a uma sociedade que reivindica a Educação como ferramenta básica ao desenvolvimento ou ainda minimamente civilizada.      
Torço sinceramente que daqui alguns anos... futuras gerações, livres deste mecanismo, olhem para o atual modelo de ingresso ao Ensino Superior e só.... somente tenham uma crise de gargalhadas (risos que já acontecem atualmente); mas que estas gargalhadas não sejam mais acompanhadas de expressões de preocupação, incerteza, choro, frustração, como de agora, Mas tão somente, VEJAM O ENEM COMO A PIADA MAIS SEM GRAÇA DA PRÉ-HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; tomara que analisem o ENEM e tracem um grande aprendizado, que valorizem um presente direito de acesso livre ao Ensino Superior, com ensino básico e médio dignos de um país do século XXI, e não a um "estado pré-histórico".
      Vejo que isso será fundamental, para que o país Emigre de um Estado de Barbárie e imigre ao presente, que providencie a sua população um futuro menos sombrio; QUE TENHAMOS UMA EDUCAÇÃO NA ORDEM DE TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!

O ENEM É ISSO, O VELHO E ULTRAPASSADO VESTIBULAR DE SEMPRE.... NO MAIS, SÓ "UGA-BUGA" DO GOVERNO E DAQUELES QUE LUCRAM COM O PREJUÍZO DA MAIORIA DA POPULAÇÃO.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A ILHA DO MEDO




Nadando muito e morrendo de cede
Subindo tão alto, tão longe para cair
Sonhos frustrados do espírito da perseguição
Visões que perseguem, tão próximas, e nunca se vê

Na ilha do medo a procura de algo que abasteça novos sonhos
A procura da labotomia que mantenha o equilíbrio
Do dinheiro que prostitua os sonhos de infância

Uns dizem que as resposta estão no céu
Outros apontam o caminho do inferno
Mas eu prefiro o chão árido