domingo, 25 de julho de 2010
F1: A GLOBALIZAÇÃO DA PICARETAGEM!
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Querem te matar a sede, eles querer te sedar
Eles querem te vender, eles querem te comprar"
(Engenheiros do Hawaii)
Manhãs de domingo, outrora tão gloriosas para os amantes do automobilismo, saudosos tempos de Senna, Piquet, Alesi, Prost... sim... O mundo não é o mesmo ou somos nós que não acordamos antes!?! Pois que a F1 (principal modalidade automobilística do mundo) mostrou novamente sua verdadeira face, num ridículo jogo de cartas marcadas de um baralho vendido.
Nada mais comum para um esporte financiado pelas maiores empresas do mundo, as mesmas multinacionais que exploram diariamente mais de 1 bilhão de trabalhadores no mundo; a mesma Formula 1 que durante meio século vendeu, ofereceu a formula perfeita para a morte lenta e miserável, exposta em seus carros em troca de trocados... muito dinheiro... Falo da propaganda de cigarros. A F1 é amante incondicional da moral do vale tudo por dinheiro!
Como todo esporte convertido a negócio, o automobilismo via F1 sempre foi alvo de suspeitas. Mas as brilhantes e emocionantes disputas sobretudo até meados da década de 90 sempre despistaram práticas de "os fins justificam os meios".
Nada surpreendente que a F1 do maucaratismo recompensasse um dos maiores sacanas da historia do Esporte mundial com sete títulos mundiais: Trato de Michael Shumacher que em seu primeiro título mundial bateu de propósito em Damon Hill.
Quis ainda a picaretagem que o time com maior fãs no mundo do automobilismo, a Ferrari fosse casa perfeita para pilantras como Scumacher. Que amante do esporte esquece aquele grande prêmio da Austria de 2002 quando Barrichello a mando da Ferrari abriu para vitória do alemão; astúcia do Rubens abrir daquela forma, para que todo o mundo visse, como em uma denúncia de um circo sem cor, a verdadeira F1.
A perda de Michael não abalou a Ferrari, que correu em busca de um picareta a altura... e em contrapartida faturar um patrocínio fora de séria na atualidade com o Santander; mistura perfeira Banco & Picaretagem. Banco de bandeira espanhola favoreceu a contratação do picareta do momento... Alonso das Astúrias, ou melhor de Cingapura....
Alonso é mesmo um substituto a altura de Shumacher: Oportunista, sínico.... No final da corrida ele ironizou a situação de Massa “...Nossa, mas e o Massa... ele está bem??? Ele perdeu a marcha não é???”!!!
Também não podemos tirar aqui a responsabilidade de Massa, que, se em determinado momento da corrida deixou explicito a picaretagem deste circo, outrora tirou a responsabilidade da Ferrari “foi uma decisão minha”!, argumentou o piloto horas após reunião com a cúpula da Ferrari.
VERMELHO FERRARI, VERMELHO VERGONHA!
Essa é a verdadeira F1, que nós acordamos para assistir e financiar com nossa audiência nas matinais de domingo... pra nos sacanear, enganar e cuspir fora... esperar o que de uma modalidade vendida, sem preceitos e adepta da moral do vale tudo... A F1 é a cara do capitalismo... é a cara da globalização: Escuderia italiana celebrada em todo o mundo; patrocinador e piloto espanhóis; e um capitulável do terceiro mundo.... Airton, sentimos sua Falta!
Assinar:
Postagens (Atom)